O Zumví Arquivo Afro Fotográfico lança na próxima sexta-feira, dia 26 de maio o mais novo ambiente digital para ampliar o acesso do público ao seu acervo. Trata-se de uma plataforma digital que, em sua primeira etapa,disponibilizará 10.000 imagens distribuídas em 14 temáticas.
A proposta desse ambiente é publicar gradualmente fotografias de todos os fotógrafos que compõem o acervo do Zumví, mas nessa primeira etapa serão disponibilizadas imagens dos fotógrafos Lázaro Roberto e Jônatas Conceição.
A plataforma faz parte do projeto Acervo de Nós: preservação da memória afro-baiana ,contemplado pelo Edital Setorial Arquivos-2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Pedro Calmon e Secretaria de Cultura da Bahia.
As fotografias não podem ser baixadas, mas podem ser vistas diretamente na plataforma, junto com informações como, data, localização, descrição e autoria. Trata-se de mais uma ferramenta para que o Zumví mantenha sua missão de preservar e promover a memória afirmativa afro-brasileira.
O evento de lançamento acontecerá, na galeria do Zumví Arquivo Afro Fotográfico, localizado na Ladeira do Carmo, 28, a partir das 19h. Na ocasião será realizada uma roda de conversa com Lázaro Roberto do Zumví, José Eduardo Ferreira dos Santos, um dos curadores do Acervo da Lage e Sandra Ferreira Batista dos Santos, técnica em conservação e restauro do IPHAN, sobre o tema os Desafios na gestão de acervos periféricos.
O evento será gratuito e aberto ao público, sujeito a lotação do espaço.