Tiras de vegetais que lembram o gosto de frango fazem sucesso nos EUA
Fotos: Divulgação
O que teriam em comum os criadores da Microsoft e do Twitter, Bill Gates, Evan Williams, Biz Stone e Jason Goldman? Além do aspecto visionário por terem ajudado a desenvolver algumas das tecnologias da informação mais utilizadas no mundo, eles apostam atualmente em uma startup norte-americana voltada a cultura vegana e que tem como forte a produção de alimentos vegetais que lembram o gosto de carne e frango.
A Beyond Meat’s afirma produzir alimentos sem gordura saturada, colesterol e com proteínas, além de disponibilizar preço de mercado mais baixo do que a indústria da carne convencional. As tiras de “frango” feitas com vegetais fazem sucesso em boa parte dos Estados Unidos, por meio das vendas nas lojas do Whole Foods, e devem alcançar todo o território norte-americano até meados de 2014, depois que nomes como Bill Gates anunciaram apoio ao projeto, que teve início em 2009 com pesquisadores da Universidade de Missouri.
“É um negócio visionário e sustentável porque vai fazer com que as pessoas se esqueçam de que a carne tem que vir de animais”, destacou Biz Stone, um dos criadores do Twitter e sócio da Obvious Corporation, companhia que apoia a Beyond Meat’s.
Segundo ele, que é vegetariano há mais de uma década, ao contrário do que se vê hoje no mercado, os produtos da pequena empresa têm o mesmo gosto e textura de um pedaço de frango, hambúrguer ou bife.
Inspiração na contradição
O CEO da Beyond Meat’s, Ethan Brown, afirmou que sempre achou contraditório participar de conferências sobre energia alternativa em grandes hotéis, nos quais as refeições ao final do dia incluíam carnes bovinas.
“Há uma má alocação de foco. As pessoas não associam que boa parte das emissões de gases de efeito estufa estão associadas a produção de gado”, observou o empreendedor.
Negócio de Ethan Brown tem despertado o interesse de investidores de peso, com alimentos que substituem a carne de animais
Foto: Reprodução
Brown largou um cargo executivo em uma empresa do setor energético para lançar o negócio, inspirado pelo estilo de vida naturalista que herdou do pai, um agricultor, professor e conservacionista.
As cifras quanto aos investimentos de Bill Gates e os fundadores do Twitter na empreitada não foram divulgadas, mas devem girar em torno dos bilhões de dólares, segundo informações do site Co.Exist.
EcoDesenvolvimento.org – Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.
Fonte:: ECO Desenvolvimento