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llê Omolu Oxum, do Rio de Janeiro, lança catálogo de moda virtual

Um dos terreiros de candomblé mais tradicionais do Rio de Janeiro, o Ilê Omolu Oxum, através do Ateliê Obinrin Odara, lança, neste 4 de maio, um catálogo digital com a coleção que leva o nome ‘Moda de Terreiro’. O projeto é capitaneado por Mãe Nilce de Iansã, Iyá Egbé , que na ocasião fala sobre a importância das tradições na confecção das indumentárias ritualísticas e os desafios das atividades relacionadas à moda nesse momento de isolamento social. O evento é virtual e será transmitido pela página do Facebook do Ilê, a partir das 18 horas.

Mãe Nilce de Iansã, 69 . Foto: Alex Ferro/Divulgação

 
Desde a sua criação, em 2013, o Ateliê tem se consolidado como importante instrumento de inclusão, qualificação profissional, preservação da cultura popular, além do foco para geração de renda das mulheres do terreiro e da comunidade do seu entorno. Localizado em São João de Meriti – na Baixada Fluminense – no Rio de Janeiro, o Obinrin Odara segue atento às tendências e busca ampliar as criações para além do estilo tradicional e religioso, desenvolvendo também a linha de peças contemporâneas com influência afro-brasileira e de olho nas demandas do mercado. 

”Com o lançamento do catálogo Moda de Terreiro queremos dar continuidade ao trabalho que existe desde 2013 e foi duramente atingido pela pandemia. No Ilê Omolu Oxum, nós aprendemos desde a iniciação, sobre a importância da relação entre o Candomblé, memória e estas indumentárias”, conta Mãe Nilce. Ela também relembra que muitas mulheres aprenderam a costurar naquela máquina, inclusive sua mãe biológica, Mãe Dininha de Oxóssi. ”O nosso saber é ancestral, daí a importância desse legado ser repassado para os mais jovens, garantindo a continuidade das nossas tradições”, conclui a Yalorixá. 

O catálogo digital Moda de Terreiro ficará disponível no site do Ilê Omolu Oxum, logo após o seu lançamento. Por conta da pandemia, as atividades presenciais no Ateliê estão suspensas, mas é importante lembrar que a marca segue recebendo encomendas pelas redes sociais e Whatsapp. 

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