O projeto já passou por Salvador (BA) e Natal (RN) e, depois, será realizado também em João Pessoa (PB), São Luís (MA) e Aracaju (SE). Entre as atividades programadas estão palestras que tratam dos intercâmbios livres emarte e experiência da plataforma Lastro, nas quais serão enfatizados temas como: pesquisa, viagem, (re)conhecimento e proposta curatorial.
Os encontros contam também com a participação de artistas e críticos convidados, que ministram oficinas sobre a temática das propostas de comunicação, pontos de reflexão da mobilidade, circuitos e sistemas de arte. Ainda, serão feitas entrevistas e visitas a artistas e espaços culturais para a ativação de possíveis intercâmbios. A rede iniciada pelo projeto já inclui oito dos vinte países que formam a América Latina – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador e Paraguai – e foi base de pesquisa para diversas iniciativas.
Sobre a autora do projeto
Beatriz Lemos é licenciada em História da Arte pela UERJ e mestranda em História Social da Cultura PUC-RJ. Trabalhou, entre 2002 e 2008, como assistente na área de pesquisa e curadoria no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Dedica-se, atualmente, à curadoria independente com pesquisa voltada para a arte contemporânea e seus desdobramentos em redes. Integra a equipe de coordenação do Programa de Residência Terra UNA, em Minas Gerais, e articula projetos intercâmbios entre cenas de arte na América Latina, participando de residências e idealizando exposições no Brasil e exterior. É uma das editoras da Revista de Arte Elástica e idealizadora do projeto Lastro – Intercâmbios Livres em Arte .
Sobre o artista convidado
Marcos