No dia 19 de novembro, a tradicional Feira Preta, que completou 20 anos, lançou sua página no marketplace da Via. A ação é desenvolvida pela Via e Feira Preta, em conjunto com a Fundação Casas Bahia, e foi criada para fomentar a inclusão de microempreendedores negros no e-commerce.
Essa parceria dá acesso aos empreendedores a todo o nosso ecossistema de serviços, incluindo cursos preparatórios, logística e campanhas para visibilidade de seus produtos.
A Fundação Casas Bahia também apoia o plano Anual da Preta Hub com investimento de R$ 100 mil para compra de produtos de microempreendedores.
Outra grande iniciativa em prol da equidade racial no País é a Black Scale, plataforma de aceleração de startups fundadas por empreendedores negros, realizada pelo Distrito, em parceria com a Via, Unilever e Inventivos. Os empreendedores podem se inscrever no site Black Scale até o dia 17 de dezembro.
Para participar do programa, os interessados passam por um processo de duas etapas: seleção e aceleração. Entre os inscritos, 50 startups serão chamadas para entrevistas. Dessas, a equipe Scale irá selecionar 20 empresas para a fase de imersão, uma pré-aceleração intensiva com duração de um mês. Ao final, 10 serão escolhidas para o plano de aceleração completo ao longo de três meses.
A Via também lançará um Manual Antirracista com informações sobre os tipos de racismo, explicações sobre colorismo, privilégio e branquitude, além de trazer a reflexão e propor a desconstrução do uso de diversas palavras e expressões presentes em nosso vocabulário.
A empresa ainda conta com grupos de afinidade para discussão sobre representatividade negra e o projeto Lapidar, que capacitou 34 colaboradores negros para assumirem cargos de liderança. Atualmente, a empresa tem 27% de negros em cargos de gerência acima e tem como meta alcançar 45% de negros nessas posições até 2025.